segunda-feira, 20 de junho de 2011

Introdução

O enfermeiro é o profissional que desenvolve durante mais tempo actividade junto do doente, tornando-o responsável por desempenhar um papel fundamental na prevenção das infecções associadas aos cuidados de saúde, assim como, o torna potencial veículo de transmissão das mesmas. O insuficiente renal crónico em programa de diálise, convive diariamente com o facto de ser portador de uma doença crónica, que o obriga a um tratamento doloroso, de longa duração, que provoca juntamente com a evolução da doença alterações de grande impacto, tanto na sua vida como na dos seus familiares. Logo, é fundamental que seja cada vez mais importante a criação de ambientes potenciadores de bem estar, pois são esses os verdadeiros ambientes seguros.
A higienização das mãos é identificada mundialmente como uma medida básica, mas fundamental, no controle de infecções associadas aos cuidados de saúde, logo é considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde.
É indispensável reformular esta prática nos locais onde se prestam cuidados com o intuito de aumentar a adesão à higienização das mãos.
Com o impulso dado pelo programa da OMS, “Salve Vidas: Higienize as Mãos”, e a realização de dois momentos de observação, iremos tentar monitorizar os momentos onde será necessário alterar as práticas, aumentando os momentos de formação. A prática da enfermagem exige ao longo do seu percurso um processo contínuo de aprendizagem e actualização para que os cuidados sejam de excelência, cabendo ao enfermeiro especialista em enfermagem em pessoa em situação crítica, a responsabilidade de conceber estratégias que visem reduzir as infecções que podem ocorrer na prestação de cuidados.


 

Este blog surge na prossecução da apresentação do relatório de estágio realizado no Sector de Ambulatório de Nefrologia do CHS, EPE, no âmbito do 1º Curso Pós Licenciatura em Enfermagem de Especialização em Medico Cirúrgica da Escola Superior de Saúde de Setúbal, como momento de avaliação de Unidade Curricular Enfermagem Médico-Cirúrgica II do 2º semestre.
Pensamos que sendo este tema sobejamente debatido, precisávamos de ser algo inovadores, com o intuito de potenciar a adesão por parte dos colegas. Este blog após se concretizar estará acessível no sistema informático do SANE, onde se poderá comentar e partilhar experiências.



Palavras-chave: Higienização das Mãos; Enfermeiros; Adesão; Ambulatório de Nefrologia; Competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário