segunda-feira, 20 de junho de 2011

Higienização das mãos uma prioridade para o SANE

“A Enfermagem é uma profissão de relação centrada em interacções onde cada pessoa, por vivenciar um projecto de saúde, se torna singular, único e indivisível num momento único de cuidado. A singularidade, pessoalidade e a exigência da qualidade da relação interpessoal, torna cada momento específico e especializado, complexo.”, Serrano[1] (2008:1) com esta definição de enfermagem em que nós enfermeiros somos o elo que colabora com cada pessoa no seu projecto de saúde, por isso a responsabilidade das nossas práticas são o ponto fulcral neste empreendimento. A realização de práticas seguras, aliado a um conjunto de procedimentos, condutas éticas adequadas e conhecimentos científicos, são o garante das mesmas. É neste âmbito que se insere o projecto, “Higienização das mãos uma prioridade no SANE”.  
Como Levine caracteriza na sua Teoria Holística o homem como um todo dinâmico, em constante interacção com o ambiente a intervenção da enfermagem deve centra-se na adaptação e na reacção dos doentes à sua situação de doença, participando e colaborando no seu projecto de saúde. Assim sendo o enfermeiro deverá contribuir para que os quatro princípios de conservação desenvolvidos sejam alcançados: conservação de energia, conservação da integridade estrutural, conservação da integridade pessoal e conservação da integridade social, pois ao prestarmos cuidados a doentes insuficientes renais, temos o dever carecido de mobilizar todas as competências para que os cuidados que se prestam no SANE sejam de excelência, e assim se consigam ganhos em saúde para cada pessoa que usufruir dos nossos cuidados.
Com a redução das infecções associadas aos cuidados de saúde que pretendemos, aliado a um aumento de adesão à higienização das mãos por parte dos enfermeiros, estamos a cumprir com as competências que estamos mandatados como enfermeiros especialistas, como refere o Regulamento das Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, em que é nossa competência desenvolver a educação dos clientes e dos pares, de instrução, aconselhamento, liderança e inclui a responsabilidade de interpretar, disseminar e levar a cabo investigação relevante, que consinta progredir e melhorar a práxis em enfermagem.
No seguinte link é possível aceder ao relatório de estágio.

Nos links seguintes é possível visualizar os apêndices e anexos do relatório de estágio.

Apêndice 1 - Planeamento e Cronograma do Projecto
Apêndice 2 - Questionário para diagnóstico da situação http://issuu.com/carmocarnot/docs/question_rio
Apêndice 3 - Pedidos de autorização aos Órgãos de Gestão da Instituição
Apêndice 5 - Apresentação para os elementos dinamizadores da CCI
http://issuu.com/carmocarnot/docs/higieniza__o_das_m_os_no_sane
Apêndice 6 - Panfleto dia mundial da higiene das mãos distribuido no SANE
http://issuu.com/carmocarnot/docs/panfleto_dia_mundial_da_higiene_das_m_os_distribui
Apêndice 7 - Disponibilidade da máquina de luz negra por parte da B braun
http://issuu.com/carmocarnot/docs/disponibilidade_da_m_quina_de_luz_negra
Apêndice 9 - A Pertinência da Criação de Unidades de Cuidados Paliativos Domiciliários - Estudo de Caso
Anexo 1 - Questionário da Cultura Organizacional
http://issuu.com/carmocarnot/docs/cultura_organizacional
Anexo 4 -Filme a apresentar em Setembro 
Demonstração das técnicas de higienização das mãos - Parte 1



Demonstração das técnicas de higienização das mãos - Parte 2


Anexo 5 -Formação em serviço do SANE - MÓDULO IV: SIMULACROS EM CONTEXTO DA PRÁTICA: Informalidades do Desenvolvimento
http://issuu.com/carmocarnot/docs/plano_forma__o_do_sane_2011



[1] SERRANO, Maria Teresa Pereira - Desenvolvimento de competências dos enfermeiros em contexto de trabalho http://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/91/1/Tese%20PHD_T_Serrano.pdf acedido a 10de Setembro de 2010 às 16h 15m




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